O que é o Reiki

Reiki é uma terapia complementar, caracterizado pela imposição das mãos no ser humano com o objetivo de reestabelecer o equilíbrio, físico, mental e espiritual.

Trata-se de um dos métodos de cura mais antigos de que a humanidade tem conhecimento, originado no Tibete há dezoito séculos atrás e redescoberto no século XIX por um monge japonês chamado Mikao Usui. A tradição do reiki remonta a escritos de 2.500 anos atrás, em sânscrito, a antiga língua da Índia. O reiki é uma terapia natural, holística, pois trata o ser humano como um todo, simples de aplicar, podendo tratar muitas enfermidades agudas e crónicas, como: sinusite, rinite, cistite, asma, fadiga crónica, artrite, ciática, insónia, depressão, etc, promovendo bem estar espiritual, mental e emocional. É apropriado para todas as pessoas, sem restrições.

Resuminamente, o terapêuta de Reiki, quem tem que ser devidamente iniciado, tem acesso à Energia Universal e Vital, tornando-se um canalizador dessa energir para outros. Podemos fazer Reiki a pessoas, animais, plantas, espaços, e para o próprio planeta. O objectivo do Reiki é equilibrar energias, promovendo um bem estar ao reestabelecer essa harmonia geral.

Segundo estudos cientificos realizados, podemos afirmar que o reiki, enquanto ferramenta de cuidado, provoca mudanças significativas no indivíduo, principalmente em relação a ansiedade, dores, stress, aumento das células de defesa e diminuição dos níveis pressóricos. Muitos estudos têm sido publicados que demonstram a eficácia do reiki na prática da enfermagem e a importância que este assume enquanto ferramenta do cuidado complementar, sendo actualmente uma técnica utilizada inclusivamente em alguns hospitais, nomeadamente nos cuidados paleativos para aliviar os sintomas inerentes à doença e à própria medicação.

É importante salientar que o Reiki não faz milagres, não é uma cura, pelo que ninguém deve descurar os tratamentos da medicina convencional e fazer apenas Reiki, este ajuda mas há diversos factores que influenciam a eficácia do problema. Se o receptor tem determinados sintomas pelo seu estilo de vida e crenças por exemplo, e não mudar isso, é natural que os sintomas persistam e se enraízem ao longo dos anos. O Reiki só por sí não trará mudanças, cabe ao cliente responsabiliar-se pelas mudanças que tem que fazer na sua vida para que, em complemento com a harmonização energética promovida pelo Reiki, possa então ver melhorias e torná-las permanentes. 

O Reiki pode no entanto ser visto como uma terapia preventiva e até mesmo como um estilo de vida. Ao percebermos como cada chakra funciona em nós mesmos e depois nos outros temos uma ferramenta preciosa de auto-conhecimento, podendo actuar antes mesmo das doenças surgirem. Acredita-se que todas as doenças físicas se manifestam em 1º lugar no campo energético, se conseguirmos reconhecer essas fragilidades conseguimos evitar que se manifestem no corpo fisico. Quando já não vamos a tempo, fazemos o caminho inverso, estudando o que levou ao aparecimento de determinado sintoma, é essa área que tem que ser tida em conta mas tem que haver uma vontade e uma abertura por parte do cliente para que o alívio ou mesmo a cura tenha lugar.

Infelizmente há perguntas a que não se consegue dar resposta, por exemplo, um bebé que nasce com uma determinada doença, parece-nos extramente injusto certo? Porque é que aquele ser, pequenino, já carrega aquela carga... infelizmente há questões que estão muito para lá do nosso entendimento.

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.